slideslideslide

 

 

 

 

 
 
 
 
CONQUISTE SEU SONHO!
CONSTRUA SEUS PROJETOS DE FORMA SUSTENTÁVEL E DURÁVEL! 

 

CASAS ECOLÓGICAS SUSTENTÁVEIS:

As casas ecológicas sustentáveis são tendências que surgiram para promover mais equilíbrio ambiental. Tem como objetivo utilizar recursos que impactam menos a natureza e promovem mais valorização imobiliária e economia para os moradores.

Como a escassez dos recursos naturais costuma encarecer as taxas gradativamente, construir casas ecológicas sustentáveis é uma forma de se prevenir contra valores abusivos e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente. 

Importância das casas ecológicas sustentáveis

Como já está subentendido, a importância dessas casas está no respeito ao meio ambiente, no reaproveitamento de materiais que priorizam a arquitetura verde. 

Além de ser a melhor alternativa para evitar desperdício de materiais, ainda é uma ótima forma de trazer mais verde para centros urbanos que são conhecidos por serem rodeados de concreto e construções desordenadas.

A ideia é trazer mais harmonia com espaços mais abertos e desobstruídos de poluição visual. O conceito de casas ecológicas sustentáveis ganhou mais força no século 21 com a percepção de que problemas como aquecimento global podem realmente impactar a realidade em que vivemos.

A construção de casas assim em larga escala, a longo prazo, pode fazer uma grande diferença, interrompendo ou, ao menos, reduzindo o ritmo de desastres naturais causados por desgaste de recursos.  

O que é uma casa sustentável?

Uma casa sustentável é construída com materiais sustentáveis e tem como objetivo promover mais equilíbrio ambiental, ao mesmo tempo que oferece mais conforto aos moradores. 

Algumas características das casas sustentáveis são a localização geográfica (deve ficar longe das áreas de preservação), sistemas elétricos e hidráulicos com uso racional de recursos, materiais de construção que evitam desperdício e revestimentos sustentáveis

Diferença entre casa sustentável e ecológica

Os dois termos costumam ser usados como sinônimos, mas não significam a mesma coisa necessariamente. Uma casa ecológica tem como foco principal reduzir o impacto ambiental em todas as etapas, desde antes da sua construção. 

Exemplo: casa projetada para total aproveitamento da luz solar para iluminação e com aberturas que promovam ventilação natural, reduzindo o uso de energia elétrica e dispensando a necessidade de ar condicionado.

Já a casa sustentável segue os padrões construtivos urbanos, mas utilizando tecnologias que reduzem significativamente seu impacto ambiental. 

Exemplo: Uma casa situada em um centro urbano que foi reformada, com a implementação de cisterna para aproveitamento da água e inclusão de células fotovoltaicas para geração de energia.

Exemplo: Uma casa situada em um centro urbano que foi reformada, com a implementação de cisterna para aproveitamento da água e inclusão de células fotovoltaicas para geração de energia.

Neste caso, a casa já existia e sofreu modificações sustentáveis que irão gerar economia, seja de energia ou água. 

Porém, nada impede que você atue nas duas frentes, inclusive é até recomendável que você utilize o máximo de alternativas para tornar sua casa não só funcional e eficiente, mas ecológica e sustentável

Vantagens 

  • Economia na construção e redução de custos com contas à longo prazo
  • Bem estar dos moradores
  • Preservação dos recursos naturais
  • Iluminação e ventilação natural mais agradável 
  • Redução de desperdício 
  • Armazenamento de água da chuva para reutilização
Tecnologia do Google TradutorTradutor